Background

Estamparia: Técnicas e Diferentes Efeitos.

Depois de muitos pedidos, estou postando uma espécie de mini curso de estamparia para os desejosos em entender o mundo das estampas. Vou falar das várias técnicas que existem no mercado hoje e os diversos efeitos sobre o tecido que podem surgir em cada uma delas. Falarei da estamparia de Quadro, Cilindro e a Impressão Digital e de minhas experiências como Designer Têxtil em cada uma delas. À medida que forem surgindo dúvidas é só postarem os comentários.


Estamparia parte I
Sem datas muito precisas, pode se falar que o carimbo talhado em madeira e pressionado sobre o tecido é a técnica mais antiga de impressão em tecido. Culturas milenares como a Indiana e a Chinesa já utilizavam estas formas de estampar o tecido tal qual faziam com os pergaminhos e escritos em outros materiais. Outra técnica até mais complexa, o “Batik” já existia quando o Comércio das Índias fora apresentado a Europa. As técnicas de impressão eram bem diferentes das que existem hoje, mas basicamente partem do mesmo princípio que é de imprimir com pressão um desenho, sobre a superfície de um tecido. Espessura do carimbo, do nylon da tela de impressão e a própria natureza do tecido influem diretamente no resultado. Digamos que para cada sonho de um estilista existe uma técnica compatível. 


Impressão Por Carimbos 
Clique no link abaixo e assita os slides da técnica.

















Batik.







Outra técnica milenar nasceu na Indonésia e é uma técnica também artesanal. Trabalha-se em tecidos, couro, papel e até casca de ovo, com cera quente que impermeabiliza o tecido criando uma textura onde ela se parte. São feitos vários tingi mentos até a cor se fixar e criar o colorido desejado. Cada trabalho é exclusivo, apesar de também utilizar telas em trabalhos mais complexos, mas a cera partida é imprevisível em termos de resultados na questão visual. É difícil de repetir a primeira impressão. Sempre serão trabalhos parecidos, mas não iguais. 












Acesse o link e descubra o batik!  http://www.batiktambal.com
 
(continua...)
Por Gisele Caldas























Categories: , , Share

Leave a Reply